2007/12/21

Querem crer? (2)

«Eis aqui, então, o que aconteceu. Escutei durante uma hora e durante uma hora assisti ao duelo da mais digna e da mais nobre das mulheres com uma estúpida criatura, vaidosa, perversa, uma alma baixa e vil. Onde é que esta criatura ingénua, disse eu, de mim para mim, estupefacto, onde é que esta criatura ingénua, esta tímida mulher, tão calada, aprendeu tudo isto? O mais espirituoso dos actores em voga não seria capaz de imaginar uma tal cena de troça, de risos, um tão sagrado desprezo da virtude pelo vício. Que vivacidade no seu discurso e até nas suas mais pequeninas palavras, que finura nas suas respostas prontas, que justeza nos seus raciocínios! Havia nela, ao mesmo tempo, uma espécie de candura virginal. (...) Oh, de certo que eu sabia que ela me odiava, mas também sabia que era um inocente.»


Doatoievski - in Está Morta!, Krotkaia revolta-se.