skip to main | skip to sidebar

Les Rêveries du Promeneur Solitaire

"Direi o que pensei tal como me veio à mente, e com tão pouca ligação como a que existe, geralmente, entre as ideias da véspera e as do dia seguinte. Porém, delas resultará sempre um conhecimento novo do meu temperamento e do meu humor, através dos pensamentos e dos sentimentos que alimentam o meu espírito, no estranho estado em que me encontro." Jean-Jacques Rousseau

2008/06/08

"Ser de esquerda"

"Ser de esquerda não é ter lido muitos livros nem mastigado ideologia. Ser de esquerda não é uma atitude face à privativação e ao sofrimento. Não significa ter compaixão, (já) não significa ter resistido à ditatura. Ser de esquerda é a capacidade de acreditar que o mundo só muda e só pode mudar porque a riqueza nele existente e criada não pode ser desigualmente distribuída. E a capacidade de acreditar que dadas as mesmas oportunidades a todas as pessoas, as pessoas não se comportam da mesma maneira face a essas oportunidades. Umas são bem sucedidas e outras falham e as que falham têm de ser ajudadas. E, por fim, a capacidade de acreditar que todos podemos e devemos mudar o mundo nesse sentido. Esta simplicidade de panfleto romântico não implica partidos nem religiões, clubes ou associações. Não se é de esquerda por se ser socialista, é-se socialista por se ser de esquerda. (...)"

Clara Ferreira Alves, Pluma Caprichosa.
Expresso, Única 7.06.2008


Vale bem a pena ler este artigo de opinião até ao fim, ainda que superando a avaliação da forma e atendendo sobretudo ao conteúdo.
Publicada por SV à(s) 1:00 da manhã
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
SV
Quando me quis fintar, saltei-lhe para cima. Despromovida a touro mecânico, agarrei-a entre as pernas, peso para trás, cintura para a frente, tomei-lhe o movimento. Somos uma.
Ver o meu perfil completo
 
Blog Directory - Blogged
Add to Technorati Favorites