2008/09/17

Trevas violáceas

«Num anoitecer lilás, pus-me a passear com todos os músculos doridos entre as luzes da 27th e Welton no bairro negro de Denver, desejando ser negro, achando que o melhor que o mundo branco me oferecera não era para mim êntase suficiente, vida suficiente, alegria, gozo, escuridão, música, não era noite suficiente. Parei numa barraca onde um homem vendia chili picante em cartuchos de papel; comprei uma dose e comi-a, vagueando pelas ruas escuras e misteriosas. Apetecia-me ser um mexicano de Denver, ou até um pobre japonês explorado, qualquer coisa menos o que eu tão tristemente era, um "branco" desiludido. Toda a minha vida tivera ambições de branco (...) Eu era só eu, Sal Paradise, triste, deambulando por estas trevas violáceas, esta noite insuportavelmente doce, desejando poder trocar de lugar com os felizes, autênticos e extáticos negros da América.»


Jack Kerouac - in Pela estrada fora