2008/01/04

Duas Tílias

«(...) Chama-me! Fala ao meu coração! A minha alma sequiosa quer ouvir-te... Poderá acaso haver, na humanidade, um pai que se indigne ao ver lançar-se-lhe nos braços um filho bradando: "Eis-me de volta, meu pai. Perdoa-me ter interrompido a viagem que, segundo as tuas ordens, deveria ser mais demorada! (...)"

(...)

«Era meio dia quando Werther expirou. A presença do bailio e as providências por ele tomadas contiveram a multidão que se aninhava à porta. O seu testemunho evitou ulteriores averiguações.
Às onze horas da noite mandou sepultar o cadáver do infeliz Werther no local que este designara. O ancião e os filhos seguiram-no em fúnebre silêncio. Alberto não teve forças para tanto.
O cadáver foi conduzido à sepultura por uns trabalhadores do campo. Nenhum padre o acompanhou.»


Goethe - in Werther