2008/01/02

«Et au plus eslevé throne du monde, si ne sommes nous assis que sus nostre cul.» - Montaigne - in Essais - Livre III, Chapitre XIII - De l'experience, D'autant es tu Dieu, comme tu te recognois homme. (1572)


«Um exemplo: há aqui uma mulher que está constantemente a falar da sua nobreza e das suas propriedades. Qualquer forasteiro que a ouça dirá:
- Ora aqui está uma tola a quem um bocadinho nde fidalguia e algumas geiras de terra fazem andar a cabeça à roda!
Mas o caso é ainda pior: a tal mulherzinha é simplesmente a filha de um escrevente num bailiado destes arredores.
Vês tu, Guilherme? Aqui está porque não posso compreender o género humano, cujas orgulhosas pretensões acabam sempre na prática de baixezas.
Todavia, meu amigo, de dia para dia vou reparando melhor em quanto é absurdo julgar os outros por si. Ora, como para tranquilizar o meu coração já tenho bastante que fazer, deixarei de bom grado cada um seguir o seu caminho, com a condição de não me estorvar o meu.
(...)
Esses insensatos não compreendem que não é o lugar que dá a distinção, não vêem que aquele que o ocupa desempenha raras vezes o primeiro papel. Quantos reis são governados pelos seus ministros? Quantos ministros são governados pelos seus secretários? E, assim, qual deles é o primeiro?»


Goethe - in Werther