2008/10/24

Este post não é uma figura de estilo

É curioso apercebermo-nos que há um tipo de conhecimento que adquirimos em idades muito novas e interiorizamos, ainda ao abrigo da autoridade sacrosanta dos pais, sem qualquer crivo.
Eu, por exemplo, sempre ouvi falar do meu "bigo" e, sem perceber a reinação, aprendi estupidamente tarde (mais tarde do que estou preparada para confessar) que as pessoas não têm "bigo", mas umbigo. Mas nem todas as epifanias reminiscentes da nossa infância são necessariamente aprazíveis, como esta que vos contei. Eu sempre acreditei que a afirmação "dá-me náuseas", por exemplo, fosse arremessada como força de expressão. Nunca supus que fosse possível ficar fisicamente indisposta, no meu caso, à conta da leitura de uma peça processual. E, no entanto, aconteceu hoje.