2008/10/07

Por falar em Lógica...

«Meu pai nunca deixava de me fazer compreender a utilidade do estudo de que me encarregava; insistiu particularmente sobre a da lógica silogística, cujo valor tantos autores e de grande autoridade contestaram. (...) Não há na minha educação nada que mais tenha contribuído para criar em mim a faculdade de pensar, tal como a possuo.
A primeira operação intelectual em que mostrei certos progressos foi na dissecação dum argumento errado e na investigação das causas do erro; toda a perspicácia que adquiri nestes assuntos devia-a à preserverança infatigável com a qual meu pai me exercitou nesta ginástica intelectual, em que a lógica da escola e os hábitos dos espírito, que se adquirem no seu estudo, desempenham o papel capital. Estou convencido de que na educação moderna nada contribui mais para formar pensadores rigorosos, fiéis ao sentido das palavras e das proposições, e de pé atrás contra termos vagos e ambíguos, quando se faça dela um uso judicioso.»


John Stuart Mill - in Memórias